Resumo
O acesso às informações sobre saúde é de extrema importância para diminuir a prevalência de doenças, e assim melhorar o bem-estar da população. Entretanto as informações chegam às pessoas por diferentes meios, interferindo na interpretação sobre as formas de prevenção, como acontece com as vacinas. Diante disso, este trabalho investiga na literatura como as informações alcançam a população, quais são as iniciativas brasileiras para a propagação do conhecimento e como esses conhecimentos interferem no bem-estar dos brasileiros.
Palavras-chave: prevenção, acesso à informação, bem-estar.
Abstract
Access to health information is extremely important to reduce the prevalence of diseases, and thus improve the well-being of people. However, the information reaches people through different means, which interfer with the interpretation of prevention of diseases, as happens with vaccines. Therefore, this work investigates in the literature how information reaches the population, what are the Brazilian initiatives for the propagation of knowledge and how it interferes in the well-being of Brazilians.
Keywords: prevention, access to information, well-being.
Introdução
As fontes de informação são relevantes para a seleção de informações diante da necessidade de uma pessoa, organização ou grupos de pesquisadores (ARAUJO e FACHIN, 2015, p. 3). A disseminação da informação, por sua vez, sempre esteve ligada ao desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação. A argila deu lugar ao papel, pena e tinta, e, mais tarde, surgiu a prensa móvel. A manipulação da eletricidade resultou na implementação do telégrafo, do rádio e, finalmente, dos computadores e da internet. De acordo com Luke (2014, p. 6-7) as pessoas estão utilizando cada vez mais a mobilidade das redes digitais para ter acesso à informação, possibilitada pelo acesso remoto de fontes eletrônicas disponíveis na rede de Web. Percebe-se a importância da infraestrutura tecnológica atual como meio de viabilizar a acessibilidade informacional ao ser humano, suprindo necessidades, proporcionando o acesso e a disseminação da informação.
A informação que é veiculada nos diversos meios de comunicação cumpre funções indispensáveis. Na área da saúde, pode ser adaptada para o entendimento pleno da população e contribuir para a diminuição da ocorrência de doenças. Assim, a informação cumpre papel de conscientização por meio de campanhas, que visam a informar sobre as medidas preventivas. Nesse sentido, a vacinação é forma de profilaxia de suma importância, pois há uma diminuição do impacto da enfermidade. Nessa perspectiva, considerando que a informação sobre saúde e prevenção de doenças infecciosas atinge as pessoas por diferentes caminhos, porém nem todas as fontes são coerentes e confiáveis, o objetivo do presente trabalho é investigar como as informações a respeito de cuidados com a saúde e formas de prevenção de doenças infecciosas alcançam a população geral.
Leave feedback about this