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Mas afinal, o que são os Itinerários Formativos da Base Nacional Comum Curricular?

É muito provável que você já tenha ouvido falar dos Itinerários Formativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Até porque o ano de 2022 marca o início do processo de implementação desse projeto no Ensino Médio das nossas escolas.

Mas primeiro, bora entender o que é a BNCC!

A BNCC é um projeto que nasceu há muitos anos e está previsto nos instrumentos legais da Educação e até mesmo na nossa Constituição Federal de 1988. Olha essa trajetória: em 1996, a ideia de uma base nacional comum surge na Lei de Diretrizes e Bases da Educação; já em 2014, o Plano Nacional da Educação prevê a criação da BNCC; e em 2017 a BNCC é finalmente homologada pelo Ministério de Educação!

O principal objetivo da BNCC é garantir a qualidade e a equidade na aprendizagem de estudantes por todo o país. No documento, estão definidos os conhecimentos, as competências e as habilidades que todos os alunos e todas as alunas precisam desenvolver ao longo da Educação Básica, começando pela Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e sendo concluída ao final do Ensino Médio.

Novo Ensino Médio: entenda os itinerários formativos

A BNCC do Ensino Médio se organiza em continuidade ao proposto para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, centrada no desenvolvimento de competências gerais como orientadoras da aprendizagem. Além do currículo nacional comum, os itinerários formativos – parte flexível do currículo no Novo Ensino Médio – permitem que os estudantes aprofundem seu conhecimento em umas ou mais áreas de interesse conforme suas aptidões ou seus objetivos.

Os itinerários formativos estão organizados por área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Seus objetivos principais são:

  1. Aprofundar conhecimento: ampliando aprendizagens em áreas de conhecimento de interesse.
  2. Consolidar formação integral: desenvolvendo autonomia para que estudantes realizem seus projetos de vida.
  3. Promover valores universais: reconhecendo valores como ética, democracia, justiça social, pluralidade, sustentabilidade e solidariedade.
  4. Desenvolver habilidades: promovendo uma visão ampla de mundo e uma melhor capacidade de tomar decisões.

Os Eixos Estruturantes

Para conectar as experiências educativas com a realidade na qual os estudantes estão inseridos, os Itinerários Formativos são construídos considerando os chamados Eixos Estruturantes. Foram definidos quatro eixos e os itinerários devem passar por pelo menos um deles:

Investigação Científica: Examinar a realidade por meio de práticas e produções científicas.

Empreendedorismo: Desenvolver empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.

Processos Criativos: Criação de projetos criativos;

Mediação e Intervenção Sociocultural: Envolver, na vida pública, em projetos de mobilização e intervenção ambiental e sociocultural.

Eixos estruturantes.

A partir desse ano, muitas mudanças na estrutura curricular do Ensino Médio acontecerão em todas as escolas do Brasil. Fiquem ligados!

Autor: Luana D’Ávila Centoducatte

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