É muito provável que você já tenha ouvido falar dos Itinerários Formativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Até porque o ano de 2022 marca o início do processo de implementação desse projeto no Ensino Médio das nossas escolas.
Mas primeiro, bora entender o que é a BNCC!
A BNCC é um projeto que nasceu há muitos anos e está previsto nos instrumentos legais da Educação e até mesmo na nossa Constituição Federal de 1988. Olha essa trajetória: em 1996, a ideia de uma base nacional comum surge na Lei de Diretrizes e Bases da Educação; já em 2014, o Plano Nacional da Educação prevê a criação da BNCC; e em 2017 a BNCC é finalmente homologada pelo Ministério de Educação!
O principal objetivo da BNCC é garantir a qualidade e a equidade na aprendizagem de estudantes por todo o país. No documento, estão definidos os conhecimentos, as competências e as habilidades que todos os alunos e todas as alunas precisam desenvolver ao longo da Educação Básica, começando pela Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e sendo concluída ao final do Ensino Médio.
Novo Ensino Médio: entenda os itinerários formativos
A BNCC do Ensino Médio se organiza em continuidade ao proposto para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, centrada no desenvolvimento de competências gerais como orientadoras da aprendizagem. Além do currículo nacional comum, os itinerários formativos – parte flexível do currículo no Novo Ensino Médio – permitem que os estudantes aprofundem seu conhecimento em umas ou mais áreas de interesse conforme suas aptidões ou seus objetivos.
Os itinerários formativos estão organizados por área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Seus objetivos principais são:
- Aprofundar conhecimento: ampliando aprendizagens em áreas de conhecimento de interesse.
- Consolidar formação integral: desenvolvendo autonomia para que estudantes realizem seus projetos de vida.
- Promover valores universais: reconhecendo valores como ética, democracia, justiça social, pluralidade, sustentabilidade e solidariedade.
- Desenvolver habilidades: promovendo uma visão ampla de mundo e uma melhor capacidade de tomar decisões.
Os Eixos Estruturantes
Para conectar as experiências educativas com a realidade na qual os estudantes estão inseridos, os Itinerários Formativos são construídos considerando os chamados Eixos Estruturantes. Foram definidos quatro eixos e os itinerários devem passar por pelo menos um deles:
Investigação Científica: Examinar a realidade por meio de práticas e produções científicas.
Empreendedorismo: Desenvolver empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida.
Processos Criativos: Criação de projetos criativos;
Mediação e Intervenção Sociocultural: Envolver, na vida pública, em projetos de mobilização e intervenção ambiental e sociocultural.
A partir desse ano, muitas mudanças na estrutura curricular do Ensino Médio acontecerão em todas as escolas do Brasil. Fiquem ligados!
Autor: Luana D’Ávila Centoducatte
Leave feedback about this